Caso a gestação não planejada na adolescência ocorra, a comunicação, orientação e suporte familiar são imprescindíveis para diminuição da ansiedade e aceitação da gravidez. Reações da família e parceiro frente à gravidez: o dito pelas gestantes A gravidez na adolescência, a partir do momento de sua descoberta, é observada cada vez mais como uma questão que envolve, na maioria das vezes, a mãe da adolescente no primeiro momento.
Conclui-se pela necessidade de mais investigações referentes à questão familiar na adolescência, que focalizem temas como sexualidade e abuso de substâncias psicoativas. Já a rejeição da família, intensifica o sofrimento e a culpa do adolescente, contribuindo para uma não vinculação afetiva com o feto e possível quadro. Riscos da gravidez na adolescência Segundo especialistas, a idade mais apropriada para ser mãe é entre os 20 e 35 anos, já que o risco para a saúde da mãe e da criança é muito menor.
Como fatores determinantes para a gravidez na adolescência foram citados o início precoce da vida sexual, influência da mídia, família, falta de informações nas. Opinião dos Adolescentes sobre a Gravidez na Adolescência 5 SUMÁRIO A gravidez na adolescência é uma problemática actual que ainda suscita polémica na sociedade, assim como a temática da educação sexual.
Mediante revisao bibliográfica levantou-se o histórico de gravidez na adolescência, mudanças sociais, estrutura familiar e elementos que podem levar a adolescente a iniciar sua vida. Pretende-se, neste artigo, conhecer os motivos que levam a adolescente a engravidar, apesar do grande número de informaçoes. Pretende-se, neste artigo, conhecer os motivos que levam a adolescente a engravidar, apesar do grande número de informações. Para o presente estudo utilizou-se a revisão de literatura narrativa, sendo o levantamento bibliográfico sobre a adolescência e os fatores de risco para a gravidez nesta fase de vida.
artigo de opinião sobre gravidez na adolescência:
- artigo de opinion sobre gravidez na adolescênciaencia
- artigo de opinião gravidez na adolescência o papel da família
Dias e Aquino (2006) mostra que a gravidez na adolescência, de fato, pode motivar o estabelecimento de uma união conjugal, o ingresso no mundo de trabalho e o desenvolvimento de maior responsabilidade. De forma semelhante, o estudo de Cerqueira-Santos (2007), realizado em quatro capitais brasileiras, apontou que a idade média de iniciação sexual dos jovens de nível Gravidez na adolescência: risco e proteção socioeconômico baixo está por volta dos 13 anos. Existem algumas condições que propiciam a gravidez na adolescência, levando milhares de jovens a uma experiência fora de hora, dada a inexperiência e conseqüente dificuldade em cuidar do filho que chega.