Exames de sangue para gestantes no segundo trimestre

Além da ultrassonografia, é fundamental realizar os exames de sangue e urina em laboratório no primeiro trimestre de gestação. A critério do médico, o exame de sangue pode ser repetido várias vezes ao longo da gestação, mas deve ser solicitado, no mínimo, uma vez a cada trimestre. Caso você ainda não tenha chego no segundo semestre, confira a lista de exames essenciais para o primeiro trimestre da Gravidez. Se os níveis aumentados de glicose no sangue estiverem descontrolados, eles podem causar aumento do peso e do tamanho do feto. Exames de pré natal no segundo trimestre: Repete-se os exames de sangue, para acompanhar e identificar possíveis doenças, tais como, toxoplasmose e sífilis.

A avaliação do nível de glicose no sangue pode ser solicitada já no segundo trimestre, mas se houver alteração o exame é repetido nos últimos meses da gravidez. Urina Detectar uma eventual infecção urinária e a presença de proteínas que podem indicar tendência a desenvolver pré-eclâmpsia.



Os enjoos chegam ao fim, a barriga começa a aparecer (mas ainda não incomoda) e começamos a perceber os movimentos do bebê. A gestação é um período que pede exames específicos, até porque um pré-natal bem assistido ajuda no desenvolvimento do bebê e preserva a saúde e segurança da mãe. Consulta: durante a consulta do segundo trimestre, o médico vai estar atento a possíveis queixas ginecológicas, como prurido vulvar ou corrimento. Os exames do segundo trimestre de gravidez devem ser realizados entre a 13ª e a 27ª semana de gestação e estão mais direcionados para avaliar o desenvolvimento do bebê.

Exames de sangue: no segundo semestre repete-se algumas sorologias realizadas no início da gestação (hemograma completo, sorologia para HIV, reação para toxoplasmose e para rubéola, hepatite B e C e citomegalovírus). Esse exame, realizado por volta da 20ª semana de gravidez, confirma a idade gestacional e mostra o funcionamento dos órgãos do bebê : coração, rins, bexiga e estômago. Triagem de estreptococo beta-hemolítico O exame é uma análise laboratorial da secreção vaginal e do reto, para rastreio de uma eventual infecção causada pela bactéria estreptococo do grupo B.



No segundo trimestre de gravidez, pode ocorrer deslocamento de placenta, em que a mulher pode apresentar sangramentos


Também existe a possibilidade de fazer exames mais específicos ainda, como a amniocentese, que detecta anormalidades genéticas no bebê, se houver alguma suspeita de risco

Uma dica importante é realizar os exames sempre na mesma clínica, para ter mais conforto e familiaridade nesse momento tão significativo!. Já nas últimas semanas de gestação, o útero está bastante distendido e chega a comprimir o estômago, o que faz com que a grávida não. Deve ser oferecido na 1º consulta e no terceiro trimestre do pré-natal, porque as intervenções podem reduzir a transmissão materno-fetal. No 3º trimestre a gestante visitará o médico para pelo menos duas consultas, sendo uma pela 28ª semana e a outra perto do término da gestação (40ª semana). A glicemia de jejum e tolerância à glicose, também é refeita, para evitar o risco de diabetes gestacional entre outras complicações.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem